Welcome

Delete this widget from your Dashboard and add your own words. This is just an example!

Orkut

Contato

Facebook

Twitter

Bomber Girls

sábado, 10 de dezembro de 2011

Mais famosas durante a 2ª Guerra Mundial as Bomber Girls, eram pinturas de garotas, geralmente em poses sensuais, que eram grafitadas nos narizes dos aviões bombardeiros – daí o outro nome deste tipo de arte: nose art
Tudo começou com ainda no tempo das conquistas dos mares, quando os navios tinham estátuas de mulheres (em sua maioria de deusas antigas) esculpidas na proa. Os marinheiros acreditavam que estas estátuas espantavam os monstros marinhos e davam sorte durante a viagem.
Já nos aviões, os primeiros a adornarem suas fuselagens foram pilotos italianos e alemães ainda durante a 1ª Guerra Mundial. O 1º nose art de que se tem registro foi de um “barco voador”  – hidro avião -  italiano em 1913.
símbolo da Ferrari, por exemplo foi inspirado no Cavallino Rampantepintado no SPAD S VII do conde italiano Francesco Baracca.
A princípio os desenhos eram usados para identificar os aviões de uma mesma esquadrilha acabou se transformando em uma forma de arte com adeptos até hoje.
Entre as escolhidas para serem homenageadas – entre os americanos – estavam pinups famosas como Rita Hayworth e Betty Gable, além de personagens de desenhos animados como o Pato Donald e o marinheiroPopeye, além de símbolos patrióticos.
A Luftwarre – força aérea alemã, geralmente não usava deste artifício mas houveram exceções como o Mickey Mouse – sim, ele mesmo – adornava os aviões da Legião Condor que ajudaram as forças do ditador Franco durante a Guerra Civil Espanhola.
Uma coisa era certa, no entanto: Quanto mais longe as aeronaves estivessem dos quartéis generais – ou dos olhos dos civis – mais ousadas eram as pinturas.
Talvez a mais famosa das Bomber Girls tenha sido Memphis Belle, que foi pintada na fuselagem de um B 17 cujo nome deu  origem ao filme de 1990Memphis Belle: A fortaleza voadora.
O Brasil não ficou longe desta moda. Apesar de não ter nenhuma mulher o  Jambock, símbolo do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB que lutou durante a 2ª Guerra Mundial, foi criado pelo então Major Aviador Fortunato Câmara de Oliveira e é mais conhecido por Senta a púa!mostrava um avestruz (que comia qualquer coisa. Inclusive a comida americana a qual os pilotos brasileiros não estavam acostumados) usando um quepe da FAB, segurando um escudo azul com a constelação do Cruzeiro do Sul pitando.
Abaixo uma galeria com diferentes fotos de nose art e um video muito legal sobre o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Revender produtos

Até mais!!!

Até mais!!!

Radio Vintage